“Transplante” de código pode revolucionar trabalho de programador

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

“Transplante” de código pode revolucionar trabalho de programador

20130812171649_660_420
Cientistas da University College de Londres desenvolveram uma ferramenta capaz de isolar e “transplantar” o código de um programa para outro. Batizada de MuScapel, a ferramenta quase totalmente sozinha e consegue realizar o procedimento com precisão.

De acordo com os pesquisadores, a novidade pode revolucionar o trabalho de um programador, economizando tempo e dinheiro. “Boa parte do trabalho de um programador consiste emoperações manuais: redesenhar, programar e reinventar funcionalidades que já existem de alguma forma em outro sistema. Ao automatizar o processo, o tornamos muito mais rápido e barato”, afirma o engenheiro de software da universidade Mark Harman.

Durante testes do sistema, o codec H.264 foi transplantado do x264 ao VLC. Se for realizado manualmente, o processo dura 20 dias. Com a ferramenta, foram necessárias 26 horas.

Questionado sobre uma possível extinção da profissão de programador devido à descoberta, Harman afirma que não há riscos. “Queremos libertar os programadores de suas correntes. Eles deixarão de realizar tarefas chatas e redundantes e poderão ter liberdade para criar”, conta.  Atualmente, o transplante funciona apenas na linguagem C, mas pode ser aplicado a outras.

Fonte: Olhar Digitar

Texto Original:
http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/-transplante-de-codigo-pode-revolucionar-trabalho-de-programador/50401