Sete dicas para adequar a equipe de TI aos novos tempos

Sete dicas para adequar a equipe de TI aos novos tempos

O momento de mudança de plataformas tecnológicas pode ser uma boa oportunidade para o CIO rever e readequar o perfil dos profissionais da área

equipe

A diversidade (ou a falta dela) nos departamentos de TI tem sido um alvo constante de discussões. E não é para menos, já que apesar de todas as transformações, as áreas de tecnologia da informação tendem a empregar sempre o mesmo perfil de profissional. Mas cabe ao CIO entender as novas necessidades da organização e adequar o conhecimento da sua equipe a ela, o que exige a diversificação.

O cenário de mudança de plataformas tecnológicas pode ser o momento ideal para o CIO trabalhar essa diversificação de sua equipe. Como?

Seguem sete dicas de como contratar e reter profissionais que, até então, pareciam não se enquadrar ao padrão das áreas de TI.

1Ajuste a descrição dos cargos ao perfil do profissional que pretende manter na vaga. Pesquisas mostram que as mulheres, por exemplo, tendem a não se candidatar a postos cujas características não são apresentadas no anúncio de emprego. Em contrapartida, os homens se candidatam imediatamente se encontrarem 75% dos campos de informações (como remuneração, carga horária, política de benefícios, atribuições no cargo, entre outras) preenchidas.

2 – Faça contato com instituições que reúnem minorias. Nas últimas décadas, o governo norte-americano investiu milhões de dólares na inclusão de negros e hispânicos nas universidades e, principalmente, em disciplinas como ciências, tecnologia e engenharia. Da mesma forma, no Brasil foi criada uma cota para negros nas universidades e, cada vez mais, é comum a presença das mulheres em cursos predominantemente masculinos.

3 – Utilize as redes sociais. Em ambientes como o LinkedIn é possível identificar grupos de profissionais com interesses comuns e que podem facilitar a busca por um candidato a uma determinada vaga.

4 –  Promova o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. O respeito às pessoas tende a ser um diferencial para tornar o ambiente de trabalho agradável e atraente para profissionais que, de forma geral, não se enquadram no perfil técnico da área de TI. Além disso, é  preciso incentivas a flexibilidade cultural e a tolerância nas equipes, respeitando costumes, religiões e preferências.

5 – Foque nos objetivos principais da área de TI. Estudos mostram que mulheres e minorias buscam posições nas quais possam ser engajados, úteis e fazer a diferença nos resultados.

6 – Reserve algum tempo do horário de trabalho para treinamentos e programas de desenvolvimento profissional. Todos os membros da equipe tendem a ficar mais motivados quando percebem que a empresa está preocupada com a evolução individual.

7 – Promova a integração entre os funcionários. Além de mostrar-se sempre aberto a conversas, é importante que o líder da área organize atividades que reúnam o grupo fora do ambiente de trabalho. Estudos mostram que esse tipo de iniciativa aumenta o vínculo dos profissionais com os colegas, o que resulta em melhores resultados com a empresa.

Fonte: CIO

Texto original: