Computação quântica faz grande avanço com novo qubit 10 vezes mais estável

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Computação quântica faz grande avanço com novo qubit 10 vezes mais estável

A computação quântica ainda é uma área da informática com mais promessas do que avanços, mas um novo qubit (bit quântico) desenvolvido na Austrália acaba de dar um salto considerável numa das características mais importantes para o futuro do computador quântico: a estabilidade.

Por: João Gabriel

nova-qubit-computacao-quantica_chamadaChamado de qubit “revestido” (do inglês “dressed”, tradução livre), esse novo qubit promete até 10 vezes mais estabilidade do que as tecnologias atualmente existentes, expandindo muito o que um computador desse tipo pode fazer.

Os cientistas envolvidos no projeto são da UNSW (University of New South Wales), e o “revestimento” do bit é, na verdade, um campo eletromagnético. Usando o novo processo desenvolvido por eles, os cientistas conseguiram manter os qubits em sobreposição, existindo em dois estados simultaneamente, por um tempo 10 vezes mais longo do que o conseguido anteriormente, ou seja, 2,4 milissegundos. Milésimos de segundos podem não parecer muito, mas já é um aumento significativo para o número de operações que um computador quântico consegue fazer.

A computação tradicional armazena seus dados num sistema binário, em que cada bit assume um valor: 0 ou 1. Qubits, por sua vez, podem ocupar o valor 0, 1 ou uma sobreposição entre eles, ou seja, ser os dois ao mesmo tempo. E é isso que dá o potencial ilimitado para a computação quântica, ao mesmo tempo que dificulta seu desenvolvimento, já que é difícil manter a estabilidade neste estado. Por isso os novos qubits estão sendo considerado um importantíssimo avanço na área.

Fonte: Adrenaline

Texto original:
http://adrenaline.uol.com.br/2016/10/19/46323/computacao-quantica-faz-grande-avanco-com-novo-qubit-10-vezes-mais-estavel/