Alunos da FAETERJ-Rio obtêm bom desempenho no HackatonPuc

Alunos da FAETERJ-Rio obtêm bom desempenho no HackatonPuc

Alan Martins da Cruz, Leonardo Fontoura Damasceno, Luciano Moreira dos Santos Júnior e Vinícius da Silva Menezes. alunos da FAETERJ-Rio no HackatonPuc, realizado no Campus da Puc-Rio. (21 a 30 de julho de 2017)

Por: ASMETRO-SN

Os Hackathons são eventos que reúnem programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios. Trata-se de uma rotina comum em startups desde seu surgimento em 1999 e vem se popularizando como uma evolução natural do brainstorming não só nos negócios de tecnologia.

Tudo começou quando um colega ficou sabendo que haveria um hackathon na PUC Rio. Inicialmente fizemos dois grupos, porém, por ironia do destino só um foi chamado. Mesmo assim, alguns componentes do outro grupo não puderam ir, assim, formamos uma nova equipe, Alan Martins da Cruz, Leonardo Fontoura Damasceno, Luciano Moreira dos Santos Júnior e Vinícius da Silva Menezes.

Estávamos despreparados, não fazíamos muita ideia do que fazer com o tema proposto, mas insistimos e perseveramos. Havia 40 grupos de diferentes universidades do Brasil inteiro, de grandes instituições. Naquele instante, quando vimos à habilidade dos participantes, ficamos sem chão, pois usavam tecnologias avançadas e desconhecidas para nós. Não desistimos. Ainda tínhamos 36h para ter a ideia de um produto e desenvolvê-lo.

Infelizmente 12h se passaram e nenhuma ideia foi aceita pelo grupo, até que faltando menos de 24 h para o termino, chegamos ao desenvolvimento do LoyApp. Tivemos alguns problemas no caminho, mas conseguimos terminá-lo e o deixamos funcional. A sirene tocou: terminava o prazo. Os grupos que terminaram se inscreveram para a apresentação no palco. Nossa equipe foi a segunda a mostrar o trabalho. Quando chegou a esta etapa de seleção, nos demos conta apenas 20 grupos chegaram à fase de apresentação. Foi um misto de surpresa e orgulho, ainda mais para jovens desenvolvedores como nós.

Nosso app não foi o ganhador, porém ficamos entre os 10 primeiros, o que já nos mostrou que com mais preparo poderíamos ter um resultado melhor, e isso nos mostrou o potencial que todos nós temos, mas às vezes não a enxergamos. Tiramos essa nossa experiência para incentivar e mostrar para outros que podemos sim, ter um bom resultado com o devido esforço e dedicação.

Agradecemos a nossa faculdade FAETERJ-Rio (Faculdade Tecnológica Do Estado Do Rio De Janeiro) e a todo corpo docente pelos conhecimentos ministrados em sala de aula, que mesmo com toda dificuldade enfrentada pela crise no Estado do Rio de Janeiro – tem mantido sua qualidade de ensino, nos impulsionado não desistir, com seu exemplo de superação.

Agradecemos ainda em especial, ao Professor José Wilson Coura Pinto pelos conhecimentos ministrados em sala de aula, ao Diretor Horácio da Cunha e Sousa Ribeiro e pela cooperação da funcionária Yonara Santos, por acreditar em nosso potencial e nos dizer que devemos seguir em frente, rumo as nossas conquistas.

Fonte: ASMETRO-SN

[wzslider]