3 desafios na busca de uma boa estratégia de Transformação Digital

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

3 desafios na busca de uma boa estratégia de Transformação Digital

Comece desde já a traçar estratégias para alinhar todos os processos às novas tecnologias disruptivas, habilitar novas plataformas de negócio e capacitar as pessoas

Por: Leonardo Cohen

A Transformação Digital de negócios (Digital Business Transformation ou dBT) passou a ser uma das prioridades na agenda dos principais tomadores de decisão. A mudança de paradigma se torna um aspecto cada vez mais importante, em decorrência da profunda reviravolta no ambiente dos negócios provocada pelas novas e avançadas tecnologias. O que empurra as empresas a repensar todos os seus processos e a quebrar suas próprias estruturas para adotar novas tendências rapidamente, antes de serem expulsas do mercado pelas mais competitivas.

De acordo com o estudo “Ecossistema digital: inovação e ruptura na América Latina”, elaborado pelo gA Center for Digital Business Transformation, 80% das empresas latino-americanas investiram em novas tecnologias para melhorar o seu negócio e crescer neste novo cenário, mas apenas 20% obtiveram um ROI satisfatório .

Para reverter esse percentual, é imprescindível contar com uma estratégia para a Transformação Digital de negócios que considere a adoção de mudanças nos colaboradores como um ponto-chave e contemple os processos como aspectos fundamentais. Detectar seus desafios, e superá-los, é o primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida:

1) Conheça a verdadeira face do processo
Os processos têm uma característica particular: nunca são o que parecem. Normalmente se confundem com uma “caixa preta”, em parte sabe-se como um processo foi definido e de onde veio , mas ninguém sabe ao certo o que aconteceu dentro da caixa ou por qual motivo. As novas tecnologias como Analytics, Big Data e mineração de dados nos permitem utilizar a inteligência dos algoritmos para para encontrar ineficiências em processos (gargalos, duplicação de trabalhos e desvios) com total transparência e objetividade, permitindo corrigir e melhorar.

2) Acelere a mudança
A Transformação Digital avança mais rapidamente na sociedade do que nas empresas. Segundo o estudo Ecossistemas Digitais, as empresas que não conseguem digitalizar correm um grande risco de deixar de existir. Daí a importância de acelerar a mudança. Os assistentes digitais, dotados de inteligência artificial, podem promover a transformação com baixo custo, auxiliando as organizações a disseminarem o conhecimento dos processos, reduzindo os custos de treinamento e minimizando o risco de erros.

3) Diminua processos repetitivos
Muitas vezes as empresas encontram processos repetitivos, estruturados e padronizados que não podem ser eliminados. A tecnologia RPA (Robotic Automação de Processos) e AI (Inteligência Artificial) podem ajudar a automatizar e melhorar as funções, dar suporte, diminuir e transformar o trabalho, mediante tarefas que geram maior valor agregado.

Considerar esses pontos ao enfrentar a Transformação Digital das empresas, para otimizar o desempenho dos negócios em geral, traz grande economia de tempo, dinheiro e recursos, além de maximizar os lucros. A chave para qualquer estratégia desse tipo é pensar nela de forma integral, em que todos os membros da empresa estejam envolvidos, sendo o número 1 um dos principais ‘patrocinadores’ da empreitada.

Fonte: CIO

Texto original:
http://cio.com.br/opiniao/2018/08/19/3-desafios-na-busca-de-uma-boa-estrategia-de-transformacao-digital/