Qual tendência em TI que mais impactará o mercado nos próximos dez anos?

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Qual tendência em TI que mais impactará o mercado nos próximos dez anos?

Especialista da Veeam Software lista previsões para a próxima década e opina sobre qual será a mais disruptiva entre elas

Por: Déborah Oliveira

nuvemhorizonte-1002684349O mercado de tecnologia da informação está em plena transformação. Não é novidade. Nesse cenário, o profissional ou empresa que não adaptar-se está fadado ao fracasso. Olhando para um horizonte de dez anos, quais são as tendências tecnológicas que mais impactarão o mercado de TI e como preparar-se para o que vem por aí?

Doug Hazelman, vice-presidente de estratégia de produto da Veeam Software, indica que cinco temas pautarão o mercado na próxima década, mudando a forma com que as empresas operam. Segundo ele, essas tendências estão sendo puxadas pela transformação digital, fazendo com que tecnologia não seja apenas uma área da organização, mas que suporte todos os setores da companhia – recursos humanos, experiência do cliente, modelo de negócio, tudo o que pode alavancar a estratégia de negócios de uma empresa.

“Essa transformação é um processo contínuo e significa que empresas estão amadurecendo seus pensamentos sobre como a tecnologia resolve problemas de negócios e adiciona valor à organização. Isso vai motivar as previsões”, relata.

Hazelman ensina que CIOs devem estar conscientes que essas tendências afetam diretamente os negócios, portanto eles devem ser capazes de tomar decisões baseadas no que a companhia precisa para adotar a transformação digital e, consequentemente, melhorar seu negócio. “Ter parceiros tecnológicos e provedores de serviços certos nesse processo é muito importante. Se a empresa usa soluções que não conseguem entregar o que prometem, por exemplo, toda a organização é negativamente afetada.”

Confira abaixo as previsões trace uma estratégia para acompanhá-las.

1. Nuvem
Hazelman reconhece que talvez seja vago dizer apenas ‘nuvem’, mas há tantas nuvens diferentes e os dados precisam estar disponíveis, não importa onde estejam. “Acredito que por causa da grande popularidade de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), veremos mais ofertas com esse foco”, indica.

Para ele, essa será a previsão mais disruptiva, em função do perfil transformador do modelo. De acordo com ele, é por causa da cloud que empresas precisam repensar a maneira de fazer negócios, oferecer serviços, se conectar com funcionários e responder aos clientes, independentemente da indústria na qual estejam.

2. Nuvens múltiplas
Hazelman indica que, assim como empresas mantêm hoje múltiplos data centers por motivos de recuperação de desastres, conforme dados crescem na nuvem, uma nuvem não será mais suficiente. “A verdadeira nuvem híbrida é uma mistura de on premise, infraestrutura como serviço (IaaS, na sigla em inglês), plataforma como serviço (PaaS, na sigla em inglês) e software como serviço.

Em sua visão, novas tecnologias irão surgir e vão tornar mais fácil manter os mesmos dados em nuvens múltiplas para que “seus ovos não fiquem na mesma cesta”.

3. Serviços
O especialista alerta que os dias de revendas que apenas comercializam produtos sem a preocupação com serviços ao cliente estão acabando. Revendedores de valor agregado que não incluírem o modelo de serviços irão ver clientes indo para outras revendas, observa. “Na Veeam, já lançamos diversos produtos para ajudar nossas revendas a abraçar serviços e haverá muito mais nos próximos anos”, assegura.

4. Preços de assinatura
A assinatura é um modelo que a maioria das companhias de software está usando hoje e tem suas vantagens para clientes, parceiros e para a empresa. “Claro que a transição não acontecerá da noite para o dia, já que existem detalhes que precisam ser definidos, incluindo incentivos a parceiros”, pontua.

5. Novas maneiras de acessar dados
O mercado de smartphones e tablets quase não existia há dez anos, lembra o executivo. “Nos próximos dez anos, contudo, veremos grandes avanços em como acessados dados. A ascensão da inteligência artificial, reconhecimento de fala, assistentes digitais e até realidade virtual vão mudar dramaticamente a forma que consumimos dados. A internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) está apenas começando a deslanchar e será emocionante ver onde ela nos levará”, finaliza.

Fonte: IT Forum 365

Texto original:
http://www.itforum365.com.br/noticias/detalhe/121621/qual-tendencia-em-ti-que-mais-impactara-o-mercado-nos-proximos-dez-anos