Projeto automação e robótica na FAETERJ-Rio em andamento

Projeto automação e robótica na FAETERJ-Rio em andamento

Objetivo do Estudo

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma linha de pesquisa interdisciplinar, com base nas áreas de automação e robótica, que venha a contribuir com o desenvolvimento de soluções de cunho tecnológico, em benefício da comunidade acadêmica e da sociedade, assim como criar uma base tecnológica consistente para a publicação de artigos em congressos e revistas especializadas, dando suporte ao desenvolvimento acadêmico de todos os envolvidos no projeto.

1 – Cursos de Extensão Preparatórios

Serão ministrados dois cursos de extensão que darão suporte aos alunos interessados a integrar ao projeto. Um destes cursos será ministrado pelo professor Wagner Zanco, denominado “Introdução aos Sistemas Embarcados”. Este curso, com 40 h  de duração, terá como objetivo ambientar os alunos a tecnologia de sistemas embarcados, incluindo noções de eletrônica. Outro curso denominado “Metodologia de Projetos” será ministrado pelo professor Ricardo Marciano. Com 20 h de duração, seu objetivo é introduzir técnicas e metodologias utilizadas no desenvolvimento de projetos de cunho tecnológico. Os cursos de extensão citados neste parágrafo serão ministrados em horário alternativo ao horário das aulas, de modo que não cause prejuízo aos alunos em suas aulas regulares.

Curso: Introdução aos Sistemas Embarcados
Idealizador: Professor Msc Wagner da Silva Zanco
Duração:40 hs
Início: 19/06/2017

Encontros:
Segunda-feirade 14 h às 17 h

Ementa: introdução a eletricidade básica; corrente elétrica; resistência elétrica e tensão elétrica; circuitos de corrente contínua; introdução a eletrônica; diodo semicondutor; circuitos retificadores; arquitetura de computadores; microcontroladores; plataformas de desenvolvimento Arduíno, Raspberrypi, ARM, 8051 ePIC; entrada e saída digital; módulos temporizadores; circuitos osciladores; conversor AD; interrupção; comunicação serial.

[wzslider]

Curso: Metodologia de projetos
Idealizador: Professor Msc Ricardo Marciano
Duração 20 h