a. Novas mídias, comunicação e política

Os partidos políticos e os meios de comunicação de massa, sobretudo a televisão, há décadas têm se constituído em instituições centrais no processo de formação da opinião política dos cidadãos. Os esquemas de percepção e de representação sobre o mundo, mobilizados pelos indivíduos e pelos diversos estratos e classes sociais, têm naquelas instituições dois vetores fundamentais de influência.
Contudo, expressivas mudanças sociais vêm ocorrendo com a difusão do uso das web páginas, das redes sociais e demais mídias digitais. A progressiva erosão da legitimidade dos meios massivos de comunicação e dos partidos políticos tem sido acompanhada, nos últimos anos, por novas formas de produção e veiculação de informações, bem como de participação política. O caráter centralizado da produção de mensagens, de informações e de propostas políticas, que caracterizam ambas as instituições tradicionais, paulatinamente tem se deparado com a concorrência de modalidades mais horizontais e menos hierárquicas e assimétricas de produção de conteúdos e de inserção na arena política. As fronteiras entre os emissores e os receptores de conteúdo informativo e político guardam, com a proliferação das novas mídias digitais, o potencial de serem cada vez mais diluídas. Portanto, esta linha de pesquisa tem nos usos das novas mídias digitais, com sentidos democráticos e participativos, o seu foco de análise, assumindo como premissa a ideia de que a cultura e os interesses políticos e econômicos em disputa moldam o uso das técnicas.

b. Novas mídias, comunicação e educação

Os meios de comunicação de massa (em particular, a televisão) desempenham relevante papel na formação cultural e na promoção de esquemas de percepção e de representação na vida das coletividades, inclusive, é claro, entre as crianças e os jovens. Consistem em um conjunto de instituições educativas assistemáticas, não-formais, instituições socializadoras, pois não deixam de veicular e estimular a difusão de valores, hábitos e maneiras de conceber as relações sociais. Partindo deste pressuposto, é plausível argumentar que as crianças e os jovens desenvolvem suas personalidades em um tecido cultural midiatizado. Ademais, nos anos recentes, a infância e a juventude têm nos múltiplos dispositivos eletrônicos e digitais, associados à informática, uma teia de recursos de informação e de interação social à sua disposição. Progressivamente, os jovens revelam acentuada familiaridade e satisfação nos usos das novas mídias digitais. Portanto, levando em conta o interesse com as novas mídias, tem-se em vista identificar e analisar as possibilidades de articulação entre o seu uso e uma pedagogia politicamente crítica. Apoiamo-nos na perspectiva educacional patrocinada pela Unesco, chamada “educação para as mídias e a informação”.Nesse sentido, sublinhando a centralidade da informação e dos meios de comunicação para o exercício da cidadania, para as escolhas e as decisões individuais e coletivas, esta linha de pesquisa procura assinalar a importância da utilização das novas mídias digitais no ensino. Isto de sorte a estimular um envolvimento mais expressivo dos alunos na produção de mensagens, informações e conhecimentos. Conhecer o processo de produção e veiculação da informação, as normas e as diferentes questões em jogo. É refletir sobre a promoção de uma educação que priorize a atividade construtiva do aluno, associada a uma competência cidadã, que aqui se tem em vista. Como pano de fundo encontra-se a antiga temática de uma educação voltada à democracia e à cidadania, com a peculiaridade de uma abordagem que coloca em destaque a relevância de uma competência cidadã por meio do uso das novas mídias.

– Engenharia e Gestão do Conhecimento

-Tecnologia Assistiva

-Matemática aplicada a computação

-Robótica

-Segurança da Informação

-Interface Homem Máquina

-Aplicações Mobile

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