MCTIC lança edital com R$ 5,5 milhões para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Chamada pública vai selecionar 170 projetos para a SNCT cujo tema é “A matemática está em tudo”

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) selecionará projetos em estados e municípios para a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017), que ocorre de 23 a 29 de outubro, com o tema “A matemática está em tudo”. Aberta até 5 de junho, a chamada pública lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) dispõe de R$ 5,54 milhões, oriundos da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC (Seped).

Segundo a coordenadora-geral de Popularização e Divulgação da Ciência do MCTIC, Leda Pinto, a expectativa é que o edital selecione 170 propostas, número superior ao da primeira chamada pública da SNCT, que, em 2016, aprovou 89 projetos. “O grande diferencial deste modelo de escolha é que diferentes estados não concorrem entre si, o que ajuda a equilibrar as disparidades existentes entre as regiões brasileiras e garantir que todas as unidades da federação sejam igualmente contempladas.”

Na visão da coordenadora-geral, a seleção por chamada pública diversificou e expandiu a abrangência do fomento do MCTIC para realizar a iniciativa, em comparação ao modelo anterior, já que, nas 12 primeiras edições da SNCT, grupos estaduais eram escolhidos de forma discricionária.

A intenção da Seped é distribuir os R$ 5,54 milhões a instituições das 27 unidades da federação. Os projetos devem receber valores em duas faixas: até R$ 100 mil, para propostas de abrangência estadual, que envolvam de cinco a 20 cidades; e até R$ 20 mil, destinados a eventos locais, com participação mínima de dois municípios ou regiões administrativas. Nos dois casos, o edital estipula que pelo menos 25% das atividades tratem de matemática. Uma terceira categoria, também limitada a R$ 20 mil, contempla o desenvolvimento exclusivo de iniciativas específicas para o tema desta SNCT, em consonância com as comemorações pelo Biênio da Matemática no Brasil, referente a 2017 a 2018.

Capilaridade
Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é coordenada pelo ministério com a colaboração de empresas e órgãos públicas, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, secretarias estaduais e universidades. Em 2016, mais de 2,1 mil instituições cadastraram 92 mil atividades em 1.055 municípios de todos os estados. Os projetos devem ter como público prioritário alunos da educação básica e do ensino profissionalizante e diversos segmentos sociais interessados por ciência e tecnologia, como pessoas com deficiência, comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, povos tradicionais, meninas e mulheres, moradores de periferias urbanas e população rural.

De acordo com o edital, os projetos apoiados devem contemplar modalidades de evento pré-definidas: ciclos de palestras, colóquios, congressos ou simpósios; dias de portas abertas em acervos e laboratórios; exibições de vídeos; exposições tecnológicas; feiras de ciência; informações sobre a história da matemática; jornadas acadêmicas; mostras de material didático de matemática; oficinas de treinamento; olimpíadas de conhecimento; peças de teatro; plataformas digitais; programas, documentários ou vinhetas de divulgação em rádio, televisão e outras mídias; semanas universitárias e unidades móveis.

Todas as atividades precisam ser gratuitas ao público, sem qualquer cobrança de taxa ou ingresso. As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq somente via internet, por meio do formulário de propostas online disponível na Plataforma Carlos Chagas. Esclarecimentos acerca da chamada pública podem ser obtidos pelo e-mail atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211 400

Fonte: IT FORUM 365

Texto original: