Estudo mostra que adoção de cloud será dominante, mas poucas organizações estão maximizando este valor

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Estudo mostra que adoção de cloud será dominante, mas poucas organizações estão maximizando este valor

A Cisco divulgou nesta semana os resultados de um estudo global chamado “Cloud será dominante: Todos estão tentando, alguns estão se beneficiando, poucos estão maximizando valor”.

O relatório indicou que, enquanto a adoção de cloud continua a acelerar, poucas organizações estão maximizando o valor que ela realmente pode oferecer. De acordo com o estudo, cerca de 68% das organizações estão usando cloud para ajudar a gerar resultados de negócios, um aumento de 61% em relação ao estudo do ano passado.

O aumento da adoção de cloud está sendo alimentada por aplicativos nativos de nuvem, incluindo soluções baseadas em nuvem, segurança e Internet das Coisas. No entanto, a maioria das organizações (69%) não tem estratégias maduras de nuvem e apenas 3% tem estratégias de nuvem otimizadas, gerando resultados de negócios superiores.

Em média, a maioria das organizações em estágios mais avançados de adoção de cloud veem um benefício anual por aplicativo baseado em nuvem de US$ 3 milhões em receitas adicionais e US$ 1 milhão em economia de custos. Estes aumentos de receita têm sido em grande parte o resultado de vendas de novos produtos e serviços, ganhando novos clientes mais rapidamente, ou pela habilidade acelerada de vender para novos mercados.

O estudo também revela que 95% destas organizações líderes com estratégias otimizadas de nuvem construíram um ambiente de TI híbrido, que utiliza múltiplas nuvens públicas e privadas baseadas em economia, localização e políticas de governança. Foi identificado cinco níveis de maturidade de cloud: ad hoc, oportunista, replicável, gerenciada e otimizada.

Adoção de nuvem híbrida por país e região

A adoção de nuvem híbrida (nuvem privada e serviços de nuvem pública) varia conforme o país ou região, com a Coreia e o Japão entre os países com o maior percentual de organizações que usam uma combinação de serviços de nuvem pública e ativos dedicados, e Austrália, com o menor número entre os países estudados. O estudo observa a percentagem de empresas com a adoção de nuvem híbrida nos seguintes países e regiões:

  • 45% EUA
  • 47% América Latina
  • 46% Reino Unido
  • 42% França
  • 51% Alemanha
  • 41% Austrália
  • 47% Canadá
  • 55% Coreia
  • 42% Holanda
  • 54% Japão
  • 52% China

Segundo o estudo, as organizações enfrentam uma série de obstáculos para alcançar uma maior maturidade de nuvem incluindo deficiência de capacidades e habilidades, falta de uma estratégia e um roteiro bem definido, um legado de estruturas organizacionais de silos entre as áreas de Tecnologia da Informação e  Negócios.

A pesquisa foi realizada com executivos responsáveis por decisões de TI em mais de 6.100 organizações em 31 países que estão implementando nuvens privadas, públicas e híbridas com sucesso em seus ambientes de TI. Isto marca o segundo ano do estudo, quase dobrando o tamanho da amostra do ano passado.

Fonte: IMasters

Texto original:
imasters.com.br/noticia/estudo-mostra-que-adocao-de-cloud-sera-dominante-mas-poucas-organizacoes-estao-maximizando-este-valor/?trace=824205206&source=news-home