Cresce interesse por IoT no Brasil, mas projetos ainda são de pequena escala

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Cresce interesse por IoT no Brasil, mas projetos ainda são de pequena escala

Estudo indica que 73% das empresas de médio e grande portes no Brasil já possuem ou planejam a implementação de IoT nos próximos 12 meses

Por: Déborah Oliveira

iot_cisco2-1226370044Estudo sobre internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), realizado pela Pyramid Research a pedido da Cisco e da Intel, aponta que 73% das empresas de médio e grande portes no Brasil já possuem ou planejam a implementação de IoT nos próximos 12 meses. Apesar de o cenário ser positivo, os projetos são mais locais e menores do que o previsto, revela Marcelo Kawanami, gerente de pesquisa da Pyramid Research.

O levantamento, que ouviu 1 mil empresas em 23 países, incluindo o Brasil, aponta que apenas 11% das companhias estão em processo de implementação global de aplicativos e soluções de IoT. Além disso, 45% das empresas estão com implementações de médio porte, ou seja, com menos de 500 objetos conectados por projeto.

Segundo o estudo, entre as aplicações que as empresas já adotam ou planejam adotar, o controle de ativos e pessoas aparece em primeiro lugar com 36% das menções. A implementação de sistemas de segurança inteligentes ficou na segunda posição, citada por 28% das empresas entrevistadas, seguida por sistemas inteligentes de automação para precificação de produtos, e sistemas preditivos para campanhas de marketing. Logo depois, aparece automação para precificação de produtos, com 26%.

Kawanami destaca, ainda, que 60% das empresas ainda enxergam IoT como sendo uma solução para melhorar eficiência operacional e reduzir custos. Já 24% delas mencionaram que pretendem aumentar suas receitas em produtos e serviços já existentes em seus portfólios por meio da IoT. Apenas 8% das empresas mencionaram que pretendem aumentar suas receitas a partir de novos produtos e serviços e outros 8% focam na IoT para melhorar seus processos de tomada de decisão.

“Internet das coisas é uma tecnologia disruptiva, que pode criar novos negócios e novas fontes de receitas para as empresas. Mas o cenário atual indica que apenas 8% das empresas no Brasil já enxergam IoT como tal”, observa o especialista, completando, contudo, que esse cenário deverá mudar nos próximos anos.

Os desafios da adoção, de acordo com ele, são muitos. Um deles, apontou, é a dificuldade de mostrar o real valor para os negócios, seguida por preocupações em torno da segurança e privacidade.

Em linha
Na visão de Severiano Macedo, especialista em soluções de IoT da Cisco, o Brasil não apresenta atraso em comparação com o quadro global quando o assunto é internet das coisas. A questão, segundo ele, é que o tema está emergindo em todo o mundo. Estados Unidos e Europa, no entanto, estão mais avançados com projetos já no ar.

Kawanami indica que, em solo nacional, a maior adoção de IoT está no setor de manufatura, especialmente para monitoramento da frota e controle de acessos. Há, contudo, grandes oportunidades no varejo. Ana Claudia Plihal, diretora de Commercial da Cisco, acrescenta que outra vertical que está apostando em IoT é a de entretenimento e de utilities.

Fonte: IT Forum 365

Texto original:
http://www.itforum365.com.br/noticias/detalhe/122148/cresce-interesse-por-iot-no-brasil-mas-projetos-ainda-sao-de-pequena-escala