Células de Competência

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

A célula de competência pode ser definida como um espaço para aprimoramento, disseminação do conhecimento e competências com intuito de preparar o futuro profissional para as especificidades do mercado trabalho atual. Para isso, a célula de competência aborda, de forma pragmática, temas, métodos, práticas, ferramentas e mecanismos relevantes no âmbito profissional.

Objetivos:

  • Desenvolvimento de competências em diversas áreas do conhecimento alinhadas às necessidades do mercado de trabalho;
  • Formação extracurricular;
  • Permitir descobertas de diferentes formas de se fazer as coisas;
  • Criar um ambiente para o desenvolvimento da autonomia profissional e acadêmica
  • Preparar o discente para novos desafios e para a resolução de problemas;
  • Colaboração para disseminação do conhecimento;
  • Experimentar diferentes técnicas e ferramentas para o exercício profissional;
  • Trabalhar em equipe.

Células e objetivos específicos:

Célula de Engenharia de Software
Sua  função é desenvolver nos alunos a visão globalizada do software, seu projeto e arquitetura, envolvendo levantamento, análise e classificação dos requisitos do sistema, avaliação e análise de riscos, definição e utilização de métricas.

Célula de Análise e Desenvolvimento
Desenvolver nos alunos a visão da aplicação das ferramentas de análise de sistemas de acordo com modelos diversos e técnicas diversas (análises estruturada, essencial e orientada a objetos com suas diversas abordagens teóricas), para possibilitar ao aluno a convivência mais próxima da realidade que irão encontrar no mundo do trabalho.

Célula de Programação
cuja função é desenvolver nos alunos a prática profissional, padronizada e seguindo as mais atualizadas práticas com as linguagens aprendidas no curso, além de outras que estão no mercado, para possibilitar ao aluno uma visão do “mosaico” que constituí o atual mundo do trabalho, sob o aspecto das linguagens de programação.

Célula de Banco de Dados
cuja função é desenvolver nos alunos a visão da aplicação das ferramentas de projeto e implantação de banco , seguindo orientações da célula de análise de sistemas de acordo com modelos diversos e técnicas diversas preconizadas no ambiente de trabalho .

Célula de Interface Humano Computador
cuja função é desenvolver nos alunos a visão das Interfaces Gráfica com Usuário, conectá-las aos banco de dados através de “storage procedures” ou rotinas específicas ,já desenvolvidas na célula de programação.

Deixe um comentário